“Ao longo de quase dois milénios, fez-se, nas encostas xistosas do vale do Douro, uma paisagem vitícola singular, um vinho excecional. Mais do que um dom da natureza, o Vinho do Porto é, na sua essência, essa espessura histórica, um património cultural coletivo de trabalho e experiências, saberes e arte, que gerações e gerações acumularam. O Vinho do Porto foi e é um produto-chave da economia nacional e ainda mais um valor simbólico que distintamente representa a portugalidade no mundo.” (Gaspar Martins Pereira, 2004)
Pela audição, os presentes foram surpreendidos por uma atuação musical que envolveu o aluno Eduardo Ribeiro, do Curso de Património e Turismo, do seu Encarregado de Educação, José Ribeiro, à guitarra, acompanhados pela belíssima voz da aluna Maria Miguel Almeida, do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, envolvendo o público com a música “Porto Sentido” (Rui Veloso).
A visão foi orientada para um vídeo coproduzido pelos alunos nas disciplinas tecnológicas do respetivo Curso de Património e Turismo, orientados pela professora Sónia Teixeira.
Para o olfato e palato, estavam reservadas uma apresentação sobre as categorias do Vinho do Porto e harmonizações, por contraste ou similitude, assim como a apresentação e dinamização de técnicas de prova do referido vinho, da responsabilidade dos alunos Miguel Leal, Inês Ferreira e Dinis Oliveira, que realizam a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) na Real Companhia Velha, complementada com uma degustação de uma recheada mesa de iguarias selecionadas, em harmonização com os vinhos apresentados e posteriormente provados.
A todos os alunos envolvidos do Curso de Património e Turismo, parabéns pela dinâmica!
Deixamos um agradecimento especial a TODOS os presentes e à Real Companhia Velha por ter cedido os copos e o Vinho do Porto para a apresentação.
Prof.ª Sónia Teixeira e Prof.ª Paula Oliveira (Bibliotecária)