Ação de Formação para os Orientadores do SER+
Educar para a Interioridade
“O Projeto SER + é a pedra angular da nossa proposta
de formação integral. Queremos acompanhar os nossos alunos a crescer e a
desenvolver- se como pessoas, a assumir a vida com a intensidade e a
entrega que ela exige. Queremos acompanhar e animar os alunos a liderarem
a própria vida, a serem autónomos e proativos; que saibam escutar o seu
interior e ler o mundo que os rodeia e, a partir daí, elaborar uma
narrativa significativa da sua existência: um projeto de vida com
sentido!”
Para nos ajudar a levar por diante esta missão, esteve
connosco Elena Andrés Suarez, uma especialista espanhola em educação para
interioridade, nos dias 18 e 19 de julho. Durante estes dois dias, todos
os orientadores do Projeto SER + tiveram a oportunidade de aprofundarem,
numa ação de formação, alguns conceitos e dinâmicas sobre a Interioridade,
não só a vertente teórica, mas também fazendo algumas experiências da
dimensão interior única presente em cada ser humano.
Num primeiro
momento, relembrámos que o ser humano tem duas dimensões antropológicas: a
sua interioridade (o “eu essencial”) e a sua exterioridade (o “eu
existencial”). A necessidade de uma educação para interioridade surge na
medida em que precisamos de ter uma exterioridade cada vez mais rica, mas
saudável - uma é reflexo da outra.
O último quarto do século XX até ao
momento presente caracteriza-se por uma fase de mutação histórica,
sinónimo de que alguma coisa nova está a surgir; ganha força uma sociedade
cientifico-técnica com pouca abertura para o mistério, uma sociedade que
fundamenta a sua qualidade de vida no “ter”, uma sociedade ocidental cada
vez mais marcada pelo sistema neoliberal, pelo capitalismo. Será que não é
possível viver de outro modo de forma a inverter esta tendência? A
alternativa é chamar o “SER” ao centro, sermos capazes de despertar nos
alunos a capacidade de se escutarem, de escutarem o seu “eu profundo”, de
se compreenderem e de compreenderem o mundo.
Conseguir que os jovens
eduquem a sua interioridade é ajudá-los a estabelecer uma conexão
equilibrada entre o “Eu” existencial e o “Eu” essencial, ajudá-los a
escutar o “Eu” essencial, escutar os outros, escutar o mundo e conseguir
construir um “Eu” existencial equilibrado que se possa traduzir em ações
concretas no seu quotidiano assim como em decisões conscientes,
responsáveis e éticas.
A verdadeira interioridade faz-nos seres
humanos mais respeitosos e respeitadores, mais otimistas perante as
vicissitudes da vida, mais amáveis e mais solidários, capazes de escutar o
sofrimento da humanidade, procurando soluções e descobrindo o verdadeiro
sentido da vida. Num segundo momento, todos os orientadores SER +
tiveram a oportunidade de realizarem alguns exercícios práticos de
educação para a interioridade.
Por fim, a Elena Andrés Suarez
deixou-nos uma pequena súmula do que foram estes dois dias, algumas
“pistas”/objetivos para uma educação para a interioridade: a união das
dimensões antropológicas do ser humano (o corpo, a mente e o coração devem
caminhar unidos na mesma direção); a construção da unidade com os outros
nas relações interpessoais e com o mundo (ético, político e ecológico); e
a abertura à transcendência.
Para que este caminho seja bem sucedido, é
necessário promovermos experiências e dinâmicas de forma a continuarmos a
educar os nossos jovens a desenvolverem-se como pessoas na sua totalidade,
pois, por entre as diferentes disciplinas que constituem o currículo dos
alunos, existe um “rio imenso em cada um deles” – a sua interioridade.
Antes de encerrarmos esta ação de formação, o Superior Provincial da
Congregação dos Missionários Claretianos do Imaculado Coração de Maria,
Pe. Carlos Candeias, agradeceu a presença da Elena Andrés Suarez por esta
partilha de conhecimentos e experiências, agradecendo também a todos os
orientadores do projeto SER + que, durante estes dois dias, se
disponibilizaram para se enriquecerem como seres humanos e como
educadores, estando, desta forma, mais bem preparados para poderem levar
por diante esta missão de educadores claretianos numa “escola de pessoas
com projetos de vida com sentido”.
CIC
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